À DESCOBERTA DO CÉREBRO

O confinamento, devido à pandemia, levou-me a criar o Laboratório online. Agora as crianças, jovens, familiares e amigos podem realizar as atividades do Laboratório em casa, na escola, e no escritório(?). Formem os vossos grupos e explorem questões, e temas interessantes e divertidos, em qualquer lugar. Se estiverem sozinhos desfrutem da vossa própria companhia desenvolvendo as vossas ideias sobre vários assuntos. À Descoberta do Cérebro é a primeira atividade do Laboratório neste formato, dirigida aos mais novos - e é a minha prenda de natal para vós.


1. conhece

COMO FUNCIONA O CÉREBRO?

O cérebro é como uma teia, com muitas camadas de células: as células nervosas (neurónios), e as células gliais que estabilizam o ambiente químico, regularizam e protegem os neurónios.
A camada exterior do cérebro, o córtex cerebral, contém 70% de todos os neurónios. É a parte mais evoluída do cérebro e está dividida em lóbulos, ou lobos; é especializada em regular as experiências sensoriais, a linguagem, a memória e o nosso sentido de espaço. O lobo frontal é a região humana mais distintiva, é a responsável pelo julgamento, planeamento e tomada de decisão.
Por baixo do córtex existem outras áreas, tais como os gânglios basais, os quais controlam  o movimento; o sistema límbico, central para a emoção; e o hipocampo, o marco da memória.
O tronco cerebral regula o equilíbrio, a coordenação e os processos de sustentação da vida, tais como a respiração e o batimento cardíaco. Em todo o cérebro, os neurónios comunicam uns com os outros através de circuitos interligados. Quando um neurónio é estimulado, ele gera uma corrente elétrica minúscula, que passa por uma fibra ou axónio. A extremidade do axónio liberta neurotransmissores - isto é, químicos que atravessam uma fenda microscópica ou sinapse - para estimular outros neurónios nas proximidades.


O processo pode ser repetido milhares de vezes para criar um circuito de sinais elétricos que produzem movimento, emoção, uma experiência sensorial ou um pensamento. Na verdade, um neurónio comunica normalmente com muitos outros ao mesmo tempo, e será ou não será ativado dependendo da soma dos sinais que recebe. A atividade entre neurónios estende-se amplamente, conectando lobos e níveis diferentes do cérebro. Feixes de axónios, "a substância branca", transportam os sinais de região para região, de forma eficiente, como cabos de longa distância.

Nos últimos anos, esta conectividade tornou-se um foco de investigação. Os cientistas tentam explicar como o cérebro se une à orquestra complexa da atividade interna, que flui e reflui à medida que nós vivemos as nossas vidas - a leitura, por exemplo, integra a visão, a linguagem, a emoção e os centros de raciocínio. Fascinante, não é?

Clica nas fotos abaixo para fazeres ZOOM, e segue as setas ao teu ritmo!

2. reflete e debate

3. experimenta