PSICOTERAPIA DE APOIO

Marque a sua sessão com tempo. Confirmarei a marcação consigo.

A psicoterapia de apoio é o apoio especializado prestado a pessoas de todas as idades, para que possam fazer face a situações difíceis que emergem nalguma fase da sua vida. O apoio psicológico é especialmente útil nas situações em que surgem reações psicológicas adversas a doenças físicas (e.g., cancro, diabetes, fibromialgia), nas relações de intimidade  com características nocivas, na orientação parental em problemas do comportamento e do neurodesenvolvimento (e.g., dificuldades de aprendizagem, ansiedade de separação, hiperatividade e défice de atenção) e no acompanhamento da criança, nas perturbações da alimentação, no suporte após uma experiência potencialmente traumática (e.g., separação ou divórcio, desemprego, perda de um ente querido por morte, emigração), entre outras.

A psicoterapia de apoio pretende promover o melhor funcionamento psicológico possível, reforçar as capacidades da pessoa para lidar com as várias condições da sua vida, desenvolver a sua auto-estima,  torná-la cada vez mais consciente de si e da sua realidade, combater fatores que possam contribuir para o aparecimento da dor psicológica crónica, e transferir a fonte de apoio para a própria pessoa e para a sua rede social de proximidade.

A minha prática clínica concentra-se maioritariamente sobre as perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress, perturbações de ansiedade, e depressivas.

Procurar terapia em qualquer destas circunstâncias ou noutras semelhantes é uma estratégia não só natural, mas também inteligente.

A psicoterapia de apoio realiza-se individualmente, com respeito absoluto pela confidencialidade e pela privacidade.

Geralmente as sessões são semanais ou quinzenais, tornando-se mais espaçadas à medida que a pessoa recupera e estabiliza o seu bem-estar psicológico.